Introdução
Esdras 5:3-5 "Tatenai, governador do território a oeste do Eufrates, Setar-Bozenai e seus companheiros foram logo perguntar a eles: “Quem os autorizou a reconstruir este templo e estes muros? E como se chamam os homens que estão construindo este edifício? ” Mas os olhos do seu Deus estavam sobre os líderes dos judeus, e eles não foram impedidos de trabalhar até que um relatório fosse enviado a Dario e dele se recebesse uma ordem oficial a respeito do assunto."
Contexto
Ciro, que derrotou a babilônia, autorizou aos judeus voltarem a sua terra, afim de o repovoarem e reconstruírem o templo. Ordenando que fossem assistidos pelos povos que os cercavam. Neemias é levantado para restaurar os muros da cidade, e Esdras é levantado para reconstruir o templo.
- Estratégias de Satanás
Os inimigos de Judá e de Benjamim ofereceu ajuda para a reconstrução do templo, mas sua intenção era atrapalhar a construção do templo, e como Zorobabel, Jesua e os chefes das famílias de Israel não aceitaram a ajuda oferecida, eles tentaram desanimar e atemorizar a construção do templo. Satanás sempre vai usar alguém próximo a você para te desanimar e atrapalhar.
- Estratégias de Deus
Como faziam a obra de Deus
Alegrar-se no Senhor anima o coração e produz forças para continuar "Com louvor e ações de graças, cantaram responsivamente ao Senhor : “Ele é bom; seu amor a Israel dura para sempre”. E todo o povo louvou o Senhor em alta voz, pois haviam sido lançados os alicerces do templo do Senhor." (?sdras 3:11)
Quem fazia a obra de Deus
Assim o Senhor encorajou o governador de Judá, Zorobabel, filho de Sealtiel, o sumo sacerdote Josué, filho de Jeozadaque, e todo o restante do povo, e eles começaram a trabalhar no templo do Senhor dos Exércitos, o seu Deus, (Ageu 1:14)
Zorobabel - 'Semente de Babel'
Josué - 'Deus é a salvação'
Ageu - 'Nascido em dia de festa'
Zacarias - 'lembrança de Deus'
Satanás sabe quem você é, por isso vai querer te atrapalhar
Como responder à construção da obra de Deus
Temos ordem do rei
Conclusão
O livro de Esdras é uma crônica de esperança e restauração.
- O cativeiro representa o pecado, mas Deus em sua infinita misericórdia concedeu a graça do retorno e da reconstrução do que estava destruído.
- Não importa quanto tempo se passou, Ele sempre o recebe de volta.
- Satanás sempre usará alguém que parece estar sintonizados conosco, mas na verdade quer nos impedir de ser restaurados.
- Nós somos o templo que Deus deseja ver restaurado e Jesus o fundamento do templo.
Fonte: Adbras Mensagem do dia 09/02/2014 - Pr. Samuel Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário