domingo, 1 de dezembro de 2013

Deus Insiste em nos usar

Texto: Êxodo 3.1 – 4.17

Introdução: 
Para quem foi escrito este livro? Para os israelitas.
Em qual momento foi escrito? Pouco antes da entrada de Israel na terra prometida.
Por quê foi escrito? Porque os israelitas precisavam ser preparados para entrar na terra prometida e nas promessas da aliança.
Para quê foi escrito? Para orientá-los a adorar somente a Deus (que os libertou do Egito e os conduziu pelo deserto); para especificar os termos do relacionamento entre o Deus santo e o seu povo; e, para preservar por escrito as palavras da aliança.

Tempo do relato bíblico:  Tempo de Moisés.          

Assunto principal do texto em questão: O chamado de Moisés.

Afirmação Teológica:  Uma das maiores verdades deste texto bíblico é esta: Apesar dos nossos fracassos anteriores, de nossas deficiências pessoais e nossos medos, Deus insiste em nos usar.

- E por que Deus insiste em nos usar, apesar de sermos tão fracos?
- Ele insiste em nos usar pelos seguintes motivos:

1. PORQUE DEUS É SOBERANO (Ele escolhe a quem quer).
Gostamos de pensar que Deus é Soberano (“Deus está no comando”), mas não gostamos de admitir que Deus, em sua Soberania, pode forçar alguém a fazer algo que não quer fazer!
Se julgar necessário, Deus força, sim!
BOA SEMENTE: Êxodo 3.19-20; Filipenses 2.13; II Coríntios 5.14.

Ilustração: A história de Jonas (como Deus fez com que ele chegasse a Nínive).

Deus tem um chamado pessoal para você (Romanos 8.30). Uma missão que somente você, com sua experiência de vida e seus contatos pessoais, pode realizar. Não espere que Deus o force a cumprir suas ordens. Seja obediente e aceite os desafios de Deus.

2.PORQUE DEUS DESEJA COMPLETAR A NOSSA HISTÓRIA.
Seria tão sem graça a história de Moisés se ele tivesse se negado a voltar ao Egito. Seria apenas a história de um menino que nasceu para ser grande e terminou a vida como um assassino foragido, apascentando ovelhas que nem eram suas.

Deus quer completar a nossa história, dar-lhe um sentido maior (Sl 39.4). Jesus não nos livrou da escravidão do pecado para vivermos como medíocres egoístas, num eterno estado de “esquenta banco de igreja, com um chapéu de pedinte na mão” (sem experimentar o poder de Deus em nós e através de nós).

A sua morte nos trouxe vida (Ef 2.4-7) em abundância (João 10.10).

Deixe Deus completar a sua história.

Diga agora para o seu SENHOR: “Sim! Usa-me para Sua glória!”.

3.PORQUE DEUS SE IMPORTA COM AS PESSOAS QUE ESTÃO SOFRENDO - João 3.16.
Ilustração: Apresente para seus ouvintes os números mundiais da AIDS, da violência, da fome, dos divórcios, dos suicídios, das guerras, etc. Prove que o mundo está realmente sofrendo nas mãos do maligno (João 8.34; Efésios 2.1-3).

O homem não precisa mais sofrer debaixo desta escravidão, pois Cristo já despojou os principados e as potestades na cruz – Cl 2.15a.

Deixe Deus te usar para libertar estas pessoas das garras de Satanás.

Responda para Deus: “Sim, Senhor, quero ser um instrumento de salvação em Tuas mãos. Usa-me com poder!”.

CONCLUSÃO: 
Em sua soberania, Deus insiste em nos usar em sua obra para, num só golpe, completar a nossa história e libertar os bilhões de seres humanos que permanecem na escravidão do pecado; portanto, a única resposta que podemos lhe dar é esta: “Eis-me aqui, Soberano Senhor, usa-me a mim”.

Consagre agora todo o teu ser para Deus e obedeça ao seu chamado, envolvendo-se imediatamente na Sua obra.

Fonte: http://www.pregador.com.br